Covid-19: São Tomé e Príncipe e Guiné

Covid-19: São Tomé e Príncipe e Guiné

Numa altura em que foi identificado um caso de Covid-19 em Moçambique, foi declarado o estado de emergência em saúde em São Tomé e Príncipe e todos os estabelecimentos de ensino foram encerrados, pelo menos por um período de 15 dias. Estão proibidos aglomerados de pessoas e os voos comerciais e navios de passageiros (cruzeiros) estão suspensos. Algumas das atividades e projetos da Helpo foram interrompidos, sobretudo os ligados à Educação ou com atividades dependentes de viagens internacionais. As restantes atividades estão em curso embora com algumas limitações, alinhadas com as decisões das autoridades nacionais que, nas circunstâncias atuais mudam de dia para dia. Estamos em contato com os ministérios da Educação e da Saúde e disponibilizamos os nossos recursos humanos para agir na prevenção do Covid-19, junto do público-alvo com quem trabalhamos.

Na Guiné-Bissau, os elementos pertencentes à equipa cumprirão, temporariamente, o exercício de funções com recurso ao teletrabalho. Tendo em conta que as atividades exigiam mobilização e aglomeração de pessoas em linha de fronteira com o Senegal e a implementação das mesmas promoveria o aumento do risco e/ou a propagação do vírus, as atividades sofreram um reajuste e serão planeadas, preparadas e executadas durante o 2º trimestre do ano, de acordo com o cronograma previsto.

No caso de se confirmar a saída dos elementos expatriados, 3 elementos nacionais que ficam estão disponíveis e em articulação com as entidades de referência para, dentro das normas de segurança e na medida do possível, apoiarem alguma resposta de contenção da transmissão de Covid-19 que esteja a ser pensada nas áreas de atuação do Projeto.

Acompanharemos o evoluir da situação e, assim que for possível, retomaremos o decorrer das atividades no local como previstas.

Partilhar

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se a par das nossas novidades