Comunicado: Missão de Emergência em Moçambique

Após 11 anos de trabalho em Moçambique, as solicitações de parceiros, amigos e instituições para que colocássemos a nossa experiência e recursos ao serviço da população afetada pelo Idai foram inúmeras.

Após análise da situação, dos recursos à disposição e consulta alargada às instituições locais afetadas pela situação, tomámos a decisão de planear uma missão de intervenção em emergência, com o foco na área de especialização que temos que julgamos poder ser mais útil neste contexto: o acompanhamento e tratamento de mulheres grávidas, lactantes e crianças até aos 5 anos, na área da desnutrição e complicações associadas.

Este comunicado serve para dar a conhecer o propósito da Helpo nesta situação, em concreto no apoio à missão do Instituto das pequenas missionárias de Maria Imaculada, no Dombe, na bacia do Buzi. Estamos a articular a nossa intervenção com esta congregação e com o Bispo do Chimoio, Dom João Carlos.

- A estrutura da missão permaneceu habitável e compreende, além da casa da missão, um hospital e uma escola;

- Vamos enviar uma equipa especializada (2 nutricionistas, 1 enfermeira e 1 logístico, que poderá fazer deslocações entre Nampula e o Dombe) para atuar sobretudo com as mulheres grávidas, lactentes e crianças até aos 5 anos, durante 3 meses, que irá rodar nos três meses seguintes (desses 6 meses por diante, definiremos a continuidade da ação em conjunto com as missionárias e consoante a evolução da situação);

- Estamos a promover uma recolha de bens alimentares básicos, mantas e desinfetantes para a água para distribuir em contexto de consulta (e/ou outro);

- Enviaremos o 1º contentor de 40 pés para o porto de Nacala a 10/04 com chegada prevista a 15/05, que transportaremos via terrestre para o Dombe; (estamos a recolher material específico).

- Apoio à missão, consoante as dificuldades identificadas pelo interlocutor;

- Estamos a proceder a uma recolha de envio de bens identificados como prioritários pela missão do Dombe, em Nampula e Pemba,  e a redirecionar materiais da Helpo que permaneciam armazenados para outros destinos, para acudir no imediato a uma população de cerca de 25.000 crianças e mulheres, através de envio destes bens por via terrestre já no final de Março.

- Os primeiros 2 elementos da equipa partem de Nampula em direção ao Dombe no dia 29 de Março, com o primeiro camião carregado com bens de primeira necessidade. Conhecemos a situação atual de inacessibilidade da missão e logo que esteja ultrapassada, poderemos partir.  Até lá temos alojamento na casa paroquial do Chimoio.

- Para a operacionalização desta missão, estamos a proceder a uma recolha de fundos que nos permita responder da melhor forma às necessidades das vítimas desta catástrofe.

Apelamos a todos os parceiros que tenham possibilidades de ajudar, que contribuam com os materiais identificados como prioritários, e/ou com donativos através das contas reservadas à intervenção de emergência na sequência do Idai:

MZ – MZ59 0008 0000 1441 2261 1037 4

PT – IBAN – PT50 0010 0000 3483 3480 0061 9

SWIFT – BBPIPTPL

Estamos à inteira disposição para o que considerarem necessário e/ou desejável esclarecer.

Colocamos, desde já e dentro das nossas limitações, a equipa de Nampula à disposição para o que for necessário.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se a par das nossas novidades