A RTP na inauguração das 6 salas de aula em Murrupula

A Helpo inaugurou 6 salas de aula no Distrito de Murrupula, 3 na Escola Primária de Mahunha e 3 na Escola Primária de Munimaca, construídas com os fundos obtidos com a consignação de 0,5% do IRS dos contribuintes portugueses. A RTP, através do correspondente em Moçambique, Pedro Martins, acompanhou o momento, numa reportagem que pode ver no vídeo abaixo. Estas inaugurações permitem que, pela primeira vez, centenas de alunos tenham aulas sentados a uma secretária, e no interior de salas construídas em alvenaria. A maioria destes meninos nunca tinha visto uma secretária na vida. Cada uma das 6 salas recebeu 75 carteiras e cada escola foi fornecida com um Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais, financiado pela Water for All. Foi pela mão do Padre Jacob, que estava à frente da Missão da Nossa Senhora das Graças de Murrupula, que a Helpo chegou a estas comunidades, em 2008. 10 anos depois, o Padre Jacob regressa a Murrupula para testemunhar o crescimento das comunidades onde trabalhou em parceria com a Helpo. A inauguração contou com a presença do Sr. Administrador do Distrito de Murrupula, Crisanto Impila, e da Sra. Directora Adjunta da Educação e Desenvolvimento Humano da Província de Nampula, Eugénia Sunate.

A Helpo no novo vídeo dos The Black Mamba

"Believe", assim se chama a canção que os portugueses The Black Mamba escolheram para divulgar o novo álbum, "The Mamba King". A banda fez um vídeo para esta música e, para tal, utilizou as imagens que o realizador Victor Castro captou nas comunidades apoiada pela Helpo, no norte de Moçambique. Uma canção poderosa e emotiva, que ganha ainda mais força com as imagens inéditas do documentário "Koshukuru", que Victor Castro está a realizar em colaboração com a Helpo. Uma ligação feliz entre a mensagem de confiança transmitida em "Believe" e o sentimento de esperança que o trabalho da Helpo leva todos os dias a estas comunidades pobres no norte de Moçambique.

Helpo e Marco Chagas distribuem 110 Mozambikes

A RTP acompanhou a entrega de 110 bicicletas a alunos carenciados do distrito de Nampula, Moçambique. Veja a reportagem e perceba a diferença que uma bicilceta pode fazer na vida destas crianças. Nunca é demais agradecer a Marco Chagas, à Mozambikes e ao correspondente da RTP em Moçambique, Pedro Martins, toda a simpatia e disponibilidade na ajuda aos meninos das comunidades apoiadas pela Helpo. Estamos juntos!

Toma lá o pão!

Há 7 comunidades apoiadas pela Helpo em Moçambique que já beneficiam de um lanche escolar, que dá um aporte nutricional às crianças e é um grande incentivo ao aumento da frequência escolar! O vídeo em questão é feito na província de Nampula pelo que se refere apenas a esta província. Nas duas províncias onde a Helpo trabalha (Nampula e Cabo Delgado), o projeto abrange 7 escolas e temos o objetivo para aumentar a distribuição do lanche de uma para duas vezes por semana. “Kochukuro” a todos os que apoiam este projeto!

6 novas salas de aula graças aos 0,5% do IRS dos portugueses

A Helpo construiu mais 6 salas de aula na comunidade de Natoa, no Distrito de Rapale, Província de Nampula. Este apoio foi possível graças à consignação de 0,5% do IRS dos contribuintes portugueses. A Helpo tem vindo a alocar os donativos recolhidos com a consignação do IRS à construção de estruturas escolares no Norte de Moçambique, sendo que se propõe, com o valor dos contribuintes do ano de 2017, construir, este ano, mais 6 salas de aula, 3 na comunidade de Maunha e 3 na comunidade de Munimaca, ambas no distrito de Nampula. A Helpo já construiu, desde 2008, 58 salas de aula em alvenaria. Mais uma vez, a cruzinha no sítio certo voltou a fazer a diferença para milhares de crianças!